quinta-feira, 24 de junho de 2010

PSICOPEDAGOGIA

TEORIA E PRÁTICA
PSICOPEDAGÓGICA


“Uma das grandes dificuldades que enfrentam pais de crianças com dificuldades de aprendizagem e psicopedagogos é a aceitação e manejo adequado, por parte da escola, destas crianças, que provavelmente vão contribuir para um baixo índice de aprovação nas diferentes séries. Diante desta situação, há muitos preconceitos, falta de informação, chavões e, por outro lado, uma multiplicidade de fatores intervindos no sucesso ou fracasso escolar. Esta visão multidisciplinar muitas vezes não está ao alcance deste profissional que se encontra “na linha de frente da batalha”. Os fatores em jogo se interpenetram e configuram uma situação particular conforme cada caso em especial, exigindo uma compreensão específica.
Algumas professoras, querendo evitar uma postura autoritária na sala de aula, acabam por abrir mão de sua autoridade, deixando os alunos interagirem sem nenhuma orientação. Partem do pressuposto de que qualquer troca entre as crianças é necessariamente, rica, diversificada e produz autonomia no pensar e no agir.
Para que a interação social atue sobre a zona de desenvolvimento proximal, fazendo com que os processos maturacionais em andamento complementem-se e forneçam nova base para novas aprendizagens, é preciso planejar situações educativas que promovam uma aprendizagem efetiva, levando os alunos a explicitarem seus conhecimentos, a questionarem, a preencherem lacunas de informação, a se apropriarem de novos conhecimentos”

Entendemos que a Psicopedagogia é um campo de conhecimento em estruturação, sendo o estudo e a pesquisa dos fenômenos que concretamente ocorrem na dinâmica da sala de aula o pano de fundo que nos fornece os indicadores para a ação psicopedagógica, compromissada com o processo de integração do ser cognoscente no seu movimento do saber.

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