quinta-feira, 24 de junho de 2010

APAE DE V.R.B.

APAE de Visconde do Rio Branco oferece na área da educação as seguintes modalidades:


.1 – EDUCAÇÃO INFANTIL
É a primeira etapa da educação básica e objetiva o desenvolvimento integral da criança nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Este dispositivo evidencia a convicção de que o processo educacional inicia-se no crescimento da criança e realiza-se como um processo contínuo que contribui para a formação do ser humano.
Em nossa APAE a educação infantil realizar-se-á na Fase I, organizando-se por meio de dois programas:



a) Programa de Estimulação Precoce:
Programa Educacional especializado de caráter preventivo, destinado a crianças na faixa etária de 0 a 3 anos, com problemas evolutivos decorrentes de fatores genéticos, orgânicos e/ou ambientais. Será realizado por meio de atividades educacionais e psicopedagógicas conduzido por profissionais qualificados. Tem finalidade precípua promover o desenvolvimento integral da criança, de modo a ampliar suas perspectivas educacionais, social, bem como a melhoria da qualidade de vida pessoal, familiar e coletiva.
O Programa objetiva, ainda, evitar o surgimento de deficiências (no caso de bebês de risco) e minimizar o efeito de deficiências ou defasagens já existentes.

b) Educação Pré-Escolar
Destinada a crianças de 4 a 5 anos de idade, visa a proporcionar condições adequadas e favoráveis ao seu desenvolvimento nas dimensões física, emocional, cognitiva e social.
Será usado como orientação o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, será proposto um currículo flexível, com ajustes necessários que atendam às necessidades especiais das crianças.

1.2 – ENSINO FUNDAMENTAL
Realiza-se por meio de conteúdos curriculares que integram conhecimentos úteis ao exercício da cidadania, incorporados a valores éticos e estéticos, que contemplam a auto-estima do aluno e atitudes adequadas ao convívio social. Currículos que comprometam o educando com posturas relevantes para sua vida pessoal e coletiva.
Os programas de escolarização contemplam do 1o ao 5o ano do ensino fundamental, com base nas orientações contidas nos PCNS, e ajustes curriculares requeridos pelas necessidades especiais dos educandos.

1.3 – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Serão trabalhados programas flexíveis quanto à carga horária, à duração e aos componentes curriculares próprios dessa modalidade educativa, será levado em consideração o contexto sócio-cultural do aluno, visando à aquisição de competências e habilidades que permitam ao aluno formação favorável à sua inserção na vida comunitária e ao mundo do trabalho. Deve contemplar conhecimentos acadêmicos adequados às suas condições pessoais, o domínio da leitura e da escrita, das operações matemáticas básicas e conhecimentos sobre a natureza e a sociedade. Será focalizado, também, conquistas nas dimensões cognitivas, além da aprendizagem de valores e atitudes sociais, bem como oportunizar a educação da cidadania.

1.4 - Programas Pedagógicos Específicos
Os Programas Pedagógicos Específicos inserem-se na proposta curricular da APAE Educadora destinando-se aos educandos a partir de 14 anos de idade com deficiência mental, associada, ou não, a outras deficiências. São alunos que por possuírem alterações profundas no processo de desenvolvimento, aprendizagem e adaptações profundas no processo de desenvolvimento, aprendizagem e adaptação social requerem uma proposta educacional diferenciada que atenda às suas necessidades especificas. São elegíveis para esses programas os seguintes alunos:
- Oriundos do programa de escolarização inicial da escola da APAE;
- Transferidos de outras unidades da APAE e outras instituições congêneres
- Oriundos da comunidade, sem escolarização anterior.
Para esse grupo de alunos é iniciada a construção de um currículo funcional , cuja finalidade é desenvolver ações educativas que enfatizam o desenvolvimento de capacidades/habilidades que tornem independentes, produtivos e conseqüentemente mais aceitos socialmente, contemplado:
- A escolarização formal – com adaptações curriculares significativas e ênfase nas atividades de artes, cultura e lazer.
- O domínio da vida diária – caracteriza-se pela autonomia no lar, na escola e na comunidade.


1.5 – EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Programas de Iniciação para o Trabalho
Serão oferecidas oportunidades de vivências em atividades práticas e acadêmicas que podem revelar potencialidades, aptidões e interesses dos educandos para exercício de funções profissionais.
O educando que não apresentar as condições requeridas para participar desses programas será encaminhado para programas de caráter ocupacional ou terapêutico oferecidos na Instituição.

1.6 – APAE RURAL
Foi criada a APAE RURAL que oferece condições e programas aos nossos alunos para adquirirem habilidades em atividades voltadas para Horticultura, Piscicultura, Fruticultura, Atividades Acadêmicas, Artesanato, Equoteparia e Avicultura.

2 – DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
Serão realizados por meio de procedimentos técnicos e metodológicos, estratégias de ensino e aprendizagem, procedimentos avaliativos e atividades programadas para os alunos como: os alunos serão situados nos grupos com os quais melhor possa trabalhar; serão adotados métodos e técnicas de ensino e aprendizagem específicas para o aluno, na operacionalização dos conteúdos curriculares, sem prejuízo para as atividades docentes; utilizadas técnicas, procedimentos e instrumentos de avaliação variados; quando necessário, sem alterar os objetivos da avaliação e seu conteúdo serão propiciados apoio físico, visual, verbal e outros ao aluno impedido em suas capacidades temporária ou permanentemente, de modo que permita a realização das atividades escolares e do processo avaliativo. Estes procedimentos poderão ser oferecidos pelo professor regente, professor especializado ou pelos próprios colegas. Serão introduzidas atividades individuais complementares para o aluno alcançar os objetivos comuns aos seus pares. Serão introduzidas atividades complementares específicas para o aluno, individualmente ou em grupos e serão suprimidos objetivos e conteúdos curriculares que não possam ser alcançados pelo aluno em razão de sua(s) deficiência(s) substituindo-os por objetivos e conteúdos acessíveis, significativos e básicos para o aluno.
A participação dos pais na construção do conhecimento de nossos alunos é imprescindível, pois ela será a nossa parceria mais eficaz para o desenvolvimento de todos os programas, desde a prevenção até a gestão da entidade, e do movimento como um todo.
Será facilitada e assegurada através de estratégias adequadas, participação da família nas decisões das instâncias do movimento.
Sensibilizamos outros segmentos da sociedade civil, no intuito de melhorar o atendimento aos nossos alunos, oferecendo-lhes qualidade de vida e promovendo a inclusão.
Para promover a nossa Instituição e oferecer maior conforto, atendendo nos diversos setores, serão angariados recursos através de carnês, parceria com o município, doações de pessoas simpatizantes com o movimento, verbas através de Projetos, etc. Os investimentos feitos com todos estes recursos serão apresentados à sociedade, através de publicação nos jornais locais.
Os programas das atividades artísticas, culturais, pedagógicas e esportivas, serão desenvolvidos tendo como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais, garantindo a inclusão de nosso aluno na rede regular de ensino, para prosseguimento de sua escolarização. Se for necessário, de acordo com o processo avaliativo, poderá receber da escola especial da APAE, atendimento de apoio especializado, pedagógico e psicopedagógico, bem como beneficiar-se de outros serviços disponíveis na entidade. Na transferência do aluno para o ensino regular, será considerado o sistema de progressão adotado pela escola que efetivará a matrícula.
Será encorajada a formação de grupos de autodefensores, a seleção e formação de lideranças, encontros sistemáticos e a criação de suas próprias pautas de discussão. Nossos alunos serão ouvidos com o respeito que merecem e deverão estar presentes e participar dos processos de tomada de decisão.
Enfim, é fundamental ressaltar que o didático-pedagógico esteja em perfeita harmonia para que a qualidade do processo ensino-aprendizagem seja alcançada. A escola cada vez mais deve investir no “saber” e no “saber-fazer”, referencial teórico pautado nas ciências que permite a criticidade nas diversas formas pelas quais os conteúdos são tratados e o respeito aos referenciais de conhecimentos adquiridos na escola, ou fora dela, por meio de reflexão e/ou práticas culturais, ao longo da vida, conforme pauta o documento da UNESCO “Educação – um Tesouro a Construir” (2000, p. 16).

Nenhum comentário:

Postar um comentário