quinta-feira, 3 de junho de 2010

Ensinar-e-aprender com sentido

A educação é necessária para a sobrevivência do ser humano. Para que ele não precise inventar tudo de novo, necessita apropriar-se da cultura, do que a humanidade já produziu. Educar é também aproximar o ser humano do que a humanidade produziu. Se isso era importante no passado, hoje é ainda mais decisivo numa sociedade baseada no conhecimento.
O professor precisa saber, contudo, que é difícil para o aluno perceber essa relação entre o que ele está aprendendo e o legado da humanidade. O aluno que não perceber essa relação não verá sentido naquilo que está aprendendo e não aprenderá, resistirá à aprendizagem, será indiferente ao que o professor estiver ensinando. Ele só aprende quando quer aprender e só quer aprender quando vê na aprendiza- gem algum sentido. Ele não aprende porque é “burrinho”. Ao contrário, às vezes, a maior prova de inteligência en- contra-se na recusa em aprender.
Aprender vem de “ad” (junto de alguém ou algo) e “praehendere” (tentar prender, agarrar, pegar). Aprendemos porque somos seres inacabados: as tartarugas nascem “sabendo” o que precisam. Nascem na praia sem a presen- ça da mãe. Mesmo assim, elas “sabem” que devem ir logo para o mar, caso contrário podem acabar na boca de al- gum predador. Os seres humanos, contudo, se abandona- dos, mesmo com alguns meses de vida, eles morreriam. Nascem frágeis. Se os pais não os alimentam, morrem.
Nós, seres humanos, não só somos seres inacabados e incompletos como temos consciência disso. Por isso, preci- samos aprender “com”. Aprendemos “com” porque precisa- mos do outro, fazemo-nos na relação com o outro, media- dos pelo mundo, pela realidade em que vivemos.
O que acontece conosco é que se o que aprendemos não tem sentido, não atender alguma necessidade, não “apre- endemos”. O que aprendemos tem que “significar” para nós. Alguma coisa ou pessoa é significativa quando ela dei- xa de ser indiferente. Esquecemos o que aprendemos semsentido, o que não pode ser usado. Guardar coisa inútil é burrice. “O corpo aprende para viver. É isso que dá sentido ao conhecimento. O que se aprende são ferramentas, possi- bilidades de poder.O corpo não aprende por aprender. Aprender por aprender é estupidez”1. Moacir Gadotti

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