quinta-feira, 24 de junho de 2010

PROJETO - CONSTRUINDO CIDADANIA

Fundada em 12/05/92
CNPJ: 26.140.772/0001 - 12
ENDEREÇO: Ladeira José Soares da Costa, 386 – JD Alice
TELEFAX: (32) 3551- 2902 – E – mail: apaevrb@yahoo.com.br
Visconde do Rio Branco - MG



Construindo Cidadania



POR:


Maíra Augusta Silva (Supervisora Pedagógica)

Simone Pires Machado Dias (Assistente Social)




Visconde do Rio Branco – MG
2010



Construindo cidadania

Período: Agosto a Dezembro de 2010.

Público Alvo: Crianças de 04 a 05 anos matriculadas na Educação Infantil e Crianças de 6 a 08 anos matriculadas no 1º ano do Ciclo de Alfabetização do Ensino Fundamental.
Recursos Humanos Envolvidos: - Supervisora Pedagógica: Maíra Augusta Silva
- Assistente Social: Dagmar de Souza Fernandes
- Professoras: Alessandra Medeiros Evangelista
Maria Helena da Silva Ferreira
Maíra Augusta Silva


Justificativa

Este projeto é fruto de uma necessidade de intervenção em trabalhar com os alunos desta instituição a fim de dar a eles subsídios para a sua formação de cidadania, de modo a prepará-los para a sua convivência em sociedade, através da introdução de conceitos básicos essenciais que contribuam para a formação de sua cidadania.
Para o direcionamento deste projeto partimos da definição de Cidadania dada pelo dicionário Aurélio que diz: Cidadania (do latim,civitas,"cidade"), é o conjunto de direitos, e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive.

Objetivos:

Objetivo Geral:

Contribuir para a formação de cidadania dos alunos da instituição.

Objetivo Específico:

• Introduzir conceitos que contribua para a formação de cidadania como: amizade, respeito, dignidade, tolerância.

• Despertar o interesse e Incentivar a leitura.

• Inclusão social


Metodologia:

Serão realizados encontros quinzenais com os alunos de 50 minutos.
O desenvolvimento das atividades terão como propósito trabalhar a cidadania, a partir de uma linguagem clara de forma lúdica e prazerosa.
Este trabalho contará com a participação das Professoras, Assistente Social e Supervisora, realizando as atividades na classe e extra-classe.

Recursos:

• Livros
• Violão
• DVD
• Folha A4
• Lápis 02
• Lápis de cor
• Transporte

Desenvolvimento das atividades:

Primeira etapa: Apresentação do Projeto
Contação de História
Bia e a Mansidão
Música: A abelhinha
Discussão reflexiva sobre o tema
Passeio Inclusivo: Conservatório Estadual de Música Theodolino José Soares da Costa.

Segunda etapa: Contação de História
Talma e o Domínio Próprio
Desenho sobre a história
Discussão reflexiva sobre o tema
Passeio Inclusivo: Museu de Visconde do Rio Branco

Terceira etapa: Filme:
O Saci na cidade
Discussão reflexiva sobre o tema
Passeio Inclusivo: APAE- Rural Vítor Cúlen Viana – Fábrica de sorvete.

Quarta etapa: Contação de história
Tula e a Paz
Discussão reflexiva sobre o tema
Pintura
Passeio Inclusivo: Academia Projeto Saúde

Quinta etapa: Contação de História
Prisco e o Amor
Desenho sobre a história
Discussão reflexiva sobre o tema
Passeio Inclusivo: Praça ?/ Pracinha do Barreiro.

Sexta etapa: Avaliação do Projeto com Profissionais e alunos envolvidos.

Monitoramento e avaliação:

O monitoramento bem como a avaliação do projeto fará parte do final do projeto (6ª etapa), no qual os alunos e profissionais envolvidos poderão refletir, discutir e opinar sobre o trabalho desenvolvido.

Cronograma:
Agosto Setembto Outubro Novembro Dezembro
Primeira etapa X
Segunda etapa X
Terceira etapa X
Quarta etapa X
Quinta etapa X
Sexta etapa X

Nenhum comentário:

Postar um comentário