quinta-feira, 24 de junho de 2010

PROJETO - A TECNOLOGIA COMO SUPORTE PEDAGÓGICO

APAE DE VISCONDE DO RIO BRANCO
CNPJ (MF) 26.140.772/0001 - 12 / Inscrição Estadual: Isento
Registro no SERVAS n°563/96 / UP Municipal Lei nº 25/92 de 01/07/92
UP Estadual Lei n.º 11.775 de 17/01/96 / UP Federal Processo M.J. n° 15.064/95 de 07/10/96
Ladeira José Soares da Costa, 386, Bairro Jardim Alice – CEP 36.520 - 000
Visconde do Rio Branco - MG
Tel.: 0xx-32 -3551-2902/ 3551 3580 Fax.: 0xx-32 -3551-2902
E-mail  apaevrb@yahoo.com.br






PROJETO - A TECNOLOGIA COMO SUPORTE PEDAGÓGICO






Visconde do Rio Branco
Maio / 2009



EXECUTORES DO PROJETO:

Responsável pela elaboração: Maíra Augusta Silva – Supervisora Pedagógica

Responsável pelo recurso tecnológico: Rodney Agostinho da Silva – Instrutor de Informática




















PERÍODO DE REALIZAÇÃO: Durante o Ano Letivo.

PÚBLICO ALVO: Alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental - 1º ao 5º Ano e Educação de Jovens e Adultos.

RECURSOS HUMANOS ENVOLVIDOS: Direção, Supervisão, Instrutor de Informática e Professores Regentes de Turmas.

APRESENTAÇÃO:
O Laboratório de Informática da APAE foi inaugurado no dia 04 de Outubro de 2003, e desde então, tem a preocupação de encaminhar seus trabalhos de forma pedagógica, procurando inserir-se no contexto do Projeto Político Pedagógico da escola. Seu compromisso está pautado em princípios que privilegiam a construção do conhecimento, o aprendizado significativo, interdisciplinar e integrador. Requer dos profissionais envolvidos novas competências e atitudes para desenvolver uma pedagogia relacional: isto implica criar e recriar estratégias e situações de aprendizagem que possam tornar-se significativas para o aprendiz, sem perder de vista o foco da intencionalidade educacional.
A Tecnologia na Educação requer um olhar mais abrangente, envolvendo novas formas de ensinar e de aprender condizentes com o paradigma da sociedade do conhecimento, o qual se caracteriza pelos princípios da diversidade, da integração e da complexidade.
A escola deve oferecer diversas possibilidades ao aluno para que ele construa o seu saber de modo significativo. O computador, como uma ferramenta pedagógica, enriquece as aulas tornando-as mais dinâmicas e motivadoras, favorecendo a construção do conhecimento e ao desenvolvimento da aprendizagem. O professor é um elo de conexão entre o aluno e o conhecimento. Seu trabalho deve ser de mediador, auxiliando o aluno no seu processo de construção através de uma aprendizagem colaborativa, onde o conhecimento não termina em si mesmo.
A Sala Informatizada está centrada principalmente no desenvolvimento da auto-estima, da autonomia e da própria identidade da pessoa como cidadã participante da sociedade.
O papel do Professor como mediador é fundamental para que o Laboratório de Informática da escola realmente seja utilizado como ambiente de aprendizagem.

JUSTIFICATIVA:
As aulas no Laboratório de Informática têm como objetivo, facilitar o acesso aos recursos tecnológicos e metodologias que possibilitem nova abordagem do currículo integrando as diversas áreas.
Há uma urgência em fazer das tecnologias mais uma possibilidade de ensino, de tornar efetivamente nossas aliadas no processo de ensino-aprendizagem.
O Laboratório de Informática não precisa ter necessariamente só computador: pode ser desenvolvidas atividades através da televisão, vídeo, jogos, desde que estes sejam planejados possibilitando uma aprendizagem significativa para o aluno.
Como em toda aula, antes de levar o aluno ao Laboratório de Informática, é preciso haver planejamento do que será desenvolvido e que objetivos pretende-se alcançar. O Professor da turma deve planejar a aula de acordo com o currículo escolar (assunto/conteúdo), com antecedência, e o Instrutor de Informática irá disponibilizar os recursos necessários para se desenvolver a atividade proposta.
Planejar é princípio básico para o desenvolvimento das ações intencionais e é fundamental, para um bom planejamento, que ele seja registrado. O registro organiza o fazer do educador e permite a plena execução do projeto, já que nele são traçadas as propostas mais importantes.



OBJETIVO GERAL:
• Oportunizar aos alunos e professores o acesso às tecnologias educacionais de forma ativa e produtiva, possibilitando a todos uma melhoria na qualidade do processo ensino-aprendizagem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Identificar a importância das tecnologias de comunicação e informação para o processo ensino-aprendizagem;
• Desenvolver habilidades no uso das tecnologias utilizadas;
• Propiciar aos alunos e professores o uso das novas tecnologias como um meio para o desenvolvimento de uma educação voltada às exigências atuais e futuras;
• Valorizar o lado social, crítico, emocional, imaginário do aluno, deixando margens para exploração de novas possibilidades de criação;
• Explorar novas possibilidades pedagógicas e contribuir para uma melhoria do trabalho docente em sala de aula, valorizando o aluno como sujeito do processo educativo;
• Tornar disponível para um uso efetivo o laboratório de informática;
• Despertar mais o interesse dos alunos pela aprendizagem;
• Mostrar para os alunos a possibilidade de aprender a aprender;
• Possibilitar acesso ao recurso tecnológico a todos os alunos da escola;
• Possibilitar ao corpo docente condições para melhorar as práticas pedagógicas;
• Oportunizar ao corpo docente viver novas relações aluno-professor em ambiente diferente de sala de aula tradicional;
• Trazer a tecnologia como uma aliada ao processo ensino-aprendizagem;
• Aumentar a criticidade dos alunos por meio de consultas às diversas
• Mostrar aos alunos a possibilidade de aulas dinâmicas e interativas;
• Preparar alunos para serem futuros Monitores.

METODOLOGIA
Para que as tecnologias promovam as mudanças esperadas no processo educativo, elas devem ser usadas não como máquinas para ensinar ou aprender, mas como ferramenta pedagógica para criar um ambiente interativo que proporcione ao aprendiz, diante de uma situação problema, investigar, levantar hipóteses, testá-las e refinar suas idéias iniciais, construindo assim seu próprio conhecimento.
É necessário assumir/entender nosso papel de educadores nesta sociedade em transformação. Mais do que incentivar nossos alunos a acessar a internet buscando material, precisamos, junto com eles, explorar estes meios, aprendendo também produzir, veicular e fazer circular informações e significados construídos neste espaço de convivência.
No Laboratório, os alunos irão utilizar o computador com as atividades já inseridas no mesmo e terão a ajuda do professor (da turma) para auxiliá-los no desenvolvimento da atividade, sempre interagindo técnica, conhecimento e habilidades. O Instrutor de Informática também dá apoio técnico ajudando no que for necessário. Temos vários recursos para serem utilizados, estes deverão ser selecionados previamente pelo professor regente e orientado pelo instrutor de informática, tais como softwares do computador, softwares educativos (jogos educativos), atividades on line e também recursos multimídia: vídeos, músicas e outros. Todo esse conjunto irá oferecer ao aluno um ambiente agradável e propício à aprendizagem, onde a descoberta se faz a cada momento.
O desenvolvimento de projetos acontece mediante planejamento em parceria com professor, instrutor e supervisor pedagógico. Durante o desenvolvimento do projeto será observado o processo de aprendizagem dos alunos.
O Instrutor da Sala Informatizada e o Supervisor Pedagógico também acompanha e avalia o trabalho realizado, contribuindo assim com o professor no seu fazer pedagógico.
Deverá ser realizado um planejamento no qual o professor elabore sistematicamente um plano (tema, objetivos, abordagens e duração) de uso do laboratório para que todos possam utilizar o recurso disponível.
A troca de experiência é válida entre os professores para discussão e avaliação das formas em que o laboratório vem sendo utilizado.

RECURSOS DIDÁTICOS:
• Computador;
• TV;
• Vídeo;
• CD;
• DVD.

DESENVOLVIMENTO:
Reunião com os Professores juntamente com a Supervisora Pedagógica e o Instrutor do Laboratório de Informática, para discutir sobre “O uso do computador no processo ensino-aprendizagem dos Alunos”.
Levantamento de sugestões para o desenvolvimento das aulas no Laboratório.
O Projeto será realizado através de atividades orientadas pelo Professor Regente e contará com sugestões da Supervisora e orientação do Instrutor de Informática quanto ao uso da tecnologia.

Atividades sobre:
• Coordenação Motora.
• Lateralidade.
• Formas.
• Cores
• Leitura e escrita usando o computador.
• Jogos educativos.
• A utilização da TV e vídeo.
• Digitação.
• O uso da Internet para pesquisas.
• Vídeo

OBSERVAÇÃO: Nas Turmas de Educação Infantil, as atividades serão desenvolvidas através de vídeos educativos. O que acontecerá também com as Turmas de EJA / Programas Pedagógicos Específicos, porém os vídeos abordarão os temas: Sexualidade, AVD’S, AVP’S entre outros a serem incluídos no Cronograma mensal.



AVALIAÇÃO:
- Ocorrerá após cada atividade desenvolvida e servirá de base para o planejamento das atividades posteriores.
- Através da participação e interesse dos alunos durante as atividades desenvolvidas.
- Melhoria no desempenho e interesse dos alunos nas atividades escolares.
- Mudança de postura dos alunos e professores em relação aos recursos tecnológicos.

A avaliação do projeto será realizada no final de cada semestre, no qual os profissionais envolvidos poderão refletir, discutir e opinar sobre o trabalho desenvolvido.



OBSERVAÇÃO:
Este Projeto é flexível, podendo sofrer alterações de acordo com as necessidades do aluno e da escola.
De acordo com Temas específicos a serem desenvolvidos através de outros Projetos na sala de aula e as Datas Comemorativas, tendo em vista o material disponível na escola (vídeo, DVD ou CD), será entregue um cronograma mensal com sugestões de vídeos para a Professora trabalhar com os alunos.












REFERÊNCIAS


CIDADANIA EMBRAER. “O uso do computador no processo ensino-aprendizagem de uma escola que a tecnologia tem... Disponível em: . Acesso em 26 abr. 2009.

PAULI, Juliana. A Tecnologia na Educação requer um olhar mais abrangente. Disponível em: http://www. pmf.sc.gov.br/ebmcarvalhal/salainformatizada.html - 19k - >. Acesso em 26 abr. 2009.

VIANA, Sandra R. de A. O uso da informática na sala de aula. Disponível em: http://atividadeseducativas-trocandoideias.blogspot.com/. Acesso em 28 abr. 2009.

TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO E MUDANÇAS. A Lumiar é uma escola muito diferente, com uma proposta pedagógica própria e que cabe o uso da tecnologia. Disponível em: . Acesso em 26 abr. 2009.











ANEXO

CRONOGRAMA:

DATAS VÍDEOS
/ /2009






/ /2009





/ /2009





/ /2009

Um comentário:

  1. Gostei muito de conhecer o seu blog. Os textos e as atividades muito interessantes, podendo haver realmente uma troca boa entre os profissionais da educação em relação às atividades.
    Voltarei mais vezes!
    Imac

    ResponderExcluir