quinta-feira, 24 de junho de 2010

PROJETO - ORIENTAÇÃO SEXUAL

APAE ESCOLA MIGUEL SLAIBI
PORTARIA Nº 17/95 – PARECER Nº 918/94
PROCESSO Nº 21.297 - APROVADO EM 16/12/1994
Ladeira José Soares da Costa, 386, Bairro Jardim Alice – CEP 36.520 - 000
Visconde do Rio Branco - MG
Tel.: 0xx-32 -3551-4164/ 3551-3580 Fax.: 0xx-32 -3551-4164
E-mail:apaevrb@yahoo.com.br






PROJETO




ORIENTAÇÃO SEXUAL




Por: Flávia Marisa Alves Lima
Maíra Augusta Silva
Simone Pires Machado






VISCONDE DO RIO BRANCO
2009




ORIENTAÇÃO SEXUAL



Apresentação:

A sexualidade é muito mais do que sexo. Ela é um aspecto central na vida das pessoas e envolve também os papeis sexuais, orientação sexual, erotismo, prazer, envolvimento emocional, amor e reprodução.
É vivenciada e expressa por meio de pensamentos, fantasias, desejos, crenças, atitudes, valores, comportamentos, práticas, papeis e relacionamentos. Em todas as sociedades as expressões da sexualidade são alvo de normas morais, religiosas ou cientificas, que vão sendo aprendidas pelas pessoas desde a infância.
A sexualidade envolve, além do corpo, a história, os costumes, as relações afetivas e a cultura. É importante buscarmos o auto conhecimento, para que possamos fazer as escolhas que sejam mais positivas para a nossa vida.
As pessoas com deficiência, como todas outras, têm necessidade de expressar seus sentimentos e sua sexualidade, entendida como componente da vida de todo ser humano abrangendo a amizade, a vivencia do amor e as trocas e relações afetivo sexuais, sem distinção de etnia, sexo, classe social , presença ou não de deficiência.
As maiores barreiras a vivencia da sexulidade pela pessoa com deficiência estão ligadas aos preconceitos e esteriótipos. Facilitar a vivência da sexualidade pela pessoa com deficiência mental exige mudanças conceituais e de postura. Um novo olhar voltado para as potencialidade da pessoa com deficiência deve resgatar o direito ao afeto, ao namoro e as vivências sexuais.



Período: Abril a Julho de 2009.


Profissionais Envolvidos:

- Direção: Teresinha Sírio Simon Fernandes
- Supervisão Pedagógica: Maíra Augusta Silva
- Professores: Teresinha Souza de Paula
Deise Ferraz Cordeiro
Derli Migueleto de Melo
Inês do Carmo Santos Namorato
Dóris de Carvalho Milagres
Magda Maria da Silva Pires
Marta Helena Pereira
Maria de Lourdes Cardoso
Flávia Lima de Souza
Cleonice Fernandes
Marluce Rodrigues de Melo
Érica Rocha
Nair Cardoso
Maria Thereza Vieira Alves Pinto
- Psicóloga: Flávia Marisa Alves Lima
- Secretaria: Isabel Cristina de Oliveira
- Responsável pelo recurso tecnológico: Rodney Agostinho da Silva – Instrutor de Informática
- Clínico Geral: Miguel Slaibi Filho


Público Alvo: Alunos da 2ª infância e fase adulta.




Justificativa:

Diante da indicação do corpo docente, sobre a necessidade de trabalhar a sexualidade com os alunos. Considerando a importância da sexualidade no desenvolvimento da personalidade humana e a dificuldade da família em abordar o tema, nos dispomos a realizar esse projeto de orientação, não só de maneira informativa, mas também de forma afetiva.
A vivência adequada da sexualidade melhora o desenvolvimento afetivo, a capacidade de relacionamento interpessoal, fortalece a auto estima, o autoconceito e a adequação social.


Objetivos:

Objetivo Geral:

Propiciar aos alunos o melhor entendimento sobre sua própria sexualidade.


Objetivo Específico:

• Diferenciar gêneros e conhecimento do corpo erótico e reprodutivo;
• Identificar a diferença entre sexo e sexualidade;
• Orientar quanto à conduta sexual adequada;
• Informar as formas de prevenção sobre doenças sexualmente transmissíveis e gravidez.


Metodologia:

O desenvolvimento das atividades terá como proposta, trabalhar a sexualidade de forma clara, lúdica e prazerosa, através de dinâmicas de grupo.
Os encontros serão quinzenais com duração de 50 minutos.


Recursos:

• Livros
• DVD
• CD
• Folha A4
• Lápis 02
• Lápis de cor
• Revistas
• Cola
• Papel pardo
• Pincel atômico
• Data Show




Desenvolvimento das Atividades:

• Palestra com os pais sobre como lidar com a sexualidade de seu filho.
• Apresentação e introdução do tema.
• Leitura reflexiva: Livro: Sexo não é Bicho Papão e Sexo e Sexualidade.
• Desenvolvimento de oficinas de desenhos com os temas: gênero e corpo.
• Organização de grupos de debate.
• Palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis e gravidez.



Monitoramento e Avaliação:

Será realizado encontros mensais para a discussão do tema e das atividades desenvolvidas.









Cronograma:


Etapas Abril Maio Junho Julho
Primeira etapa Palestra com os pais sobre como lidar com a sexualidade do seu filho.
Apresentação e introdução do tema para professores e alunos.
Segunda etapa Oficinas de desenhos, gênero e corpo.
Terceira etapa Dinâmicas de grupo e Oficinas.
Quarta etapa Dinâmicas de grupo e Oficinas.

Quinta etapa Palestra sobre doenças sexualmente transmissíveis.
Sexta etapa Avaliação do Projeto.















REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

RIBEIRO, Marcos. Sexo não é bicho-papão. 2 ed. – Rio de Janeiro Zit 2008


BOUER, Jairo. Quero entender tudo sobre sexualidade. 1. ed. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2006.


Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultural, orientação / Secretaria de Educação. Fundamental. – Brasília; MEC / SEF, 1999. 164p.


TRABBOLD, Ângela. LIDAR COM A SEXUALIDADE DOS FILHOS JÁ É UM TABU PARA A MAIORIA DOS PAIS.... Disponível em: . Acesso em 18 dez. 2008.











ANEXO

Cronograma:

Etapas Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
Sétima etapa
Oitava etapa
Nona etapa
Décima Primeira etapa

Décima Segunda etapa
Décima Terceira etapa

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