quinta-feira, 24 de junho de 2010

AÇÃO DO SUPERVISOR

Ação Pedagógica do
Supervisor Escolar


A supervisão escolar, de acordo com Anne Hicks deve ver entendida como “orientação profissional e assistência dadas por pessoas competentes em matéria de educação, quando e onde forem necessárias, visando ao aperfeiçoamento da situação total ensinio-aprendizagem”.

• “Supervisão Escolar é o processo que tem por objetivo prestar ajuda técnica no planejamento, desenvolvimento e avaliação das atividades educacionais em nível de sistema ou unidade escolar, tendo em vista o resultado das ações pedagógicas, o melhor desempenho e o aprimoramento permanente do pessoal envolvido na situação ensino-aprendizagem” (Przbylski, 1988)
• “Supervisão significa controle. Supervisão Escolar significa, pois, controle de vida escolar. Controle das atividades das organizações escolares e controle, principalmente, das ações praticadas pelos membros dessas organizações, em especial, os professores,” (Silva Júnior, 1984)• “Supervisão é (...) um trabalho de assistência ao professor, em forma de planejamento, acompanhamento, coordenação, controle, avaliação e atualização no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem”. (Rangel, 1983).
• “Supervisão quer dizer: coordenar, estimular, dirigir o desenvolvimento dos professores para que, por meio deles, se estimule cada indivíduo através do exercício de seu talento, para a mais completa e mais inteligente participação na sociedade a que pertence”. (Zernos, Luis Arture).
Numa “revolução” de idéias, de conceitos pode-se dizer que supervisão escolar é o serviço de assessoramento de todas as atividades que tenham influência no processo ensino aprendizagem, visando ao seu melhor planejamento, coordenação e execução, para que mais eficientes sejam atendidas as necessidades e aspirações do educando e da comunidade, bem como mais plenamente sejam efetivados os objetivos da educação e os objetivos da escola.
Com relação ao professor, pode-se dizer que supervisão escolar é a atividade de estimular, orientar e coordenar o desenvolvimento contínuo deste profissional para o desempenho mais eficiente de todas as suas funções orientado para o desenvolvimento do educando, a fim de que este possa torna-se cada vez mais consciente, eficiente e responsável em função de sua realidade pessoal e social.

".... o papel do professor implica expectativa dos alunos e vice-versa; o do supervisor suscita expectativa ante os professores e outros especialistas técnicos; precisamente neste caráter recíproco originam-se as sanções, pois cada uma das pessoas, no desempenho de seu papel, pode não adequar seu comportamento às expectativas do papel correspondente” realidade, a Supervisão justifica-se na medida em que contribui para a melhoria qualitativa e quantitativa do processo ensino aprendizagem sugerida pela Reforma do Ensino a pelas solicitações da sociedade contemporânea, possibilitando ao país, níveis crescentes de educação, pois, a falta do serviço de Supervisão ou a ineficácia dos existentes, é a principal causa da insuficiência técnica pedagógica, que retarda e malogra os planos de expansão do ensino, ao passo que, quando eficazes, promovem, elevam e garantem a qualidade da execução. Os supervisores atuam junto ao corpo docente. Finalmente, é preciso considerar, que embora oficialmente não tenham sido chamados de Supervisores e, na prática apresentem os mais variados títulos, para as suas funções, encontram se nas escolas e nos sistemas educacionais brasileiros, um largo contingente de profissionais exercendo tarefas de Supervisão (orientadores pedagógicos, coordenadores pedagógicos, entre os mais usados).


“Organizar a vontade coletiva constituirá a afirmação final do supervisor como educador e como especialista. Nas condições atuais o supervisor necessita ainda da investidura formal em sua função, necessita de credibilidade e do reconhecimento que o concurso público pode lhe proporcionar”

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