domingo, 17 de fevereiro de 2013

AGENDAS


Agenda escrita
Aluno fazendo a cópia, transcrevendo para a sua agenda a rotina sinalizada pelos seus cartões. O aluno passará a escrever diariamente quais são os itens de sua rotina.

agenda pictórica - modelo de sinalização
Neste modelo de agenda, as fotos das crianças foram adaptadas em caixas de fósforo.

modelo de agenda escrita
Parte de uma agenda sinalizada pela escrita para alunos já alfabetizados

Agenda sinalizada com objetos representativos
A agenda sinalizada com objetos concretos é o primeiro nível de indicador visual de rotina. É usada basicamente para crianças em início de idade escolar (até 4 anos) ou para aqueles que não conseguem ainda abstrair a função das figuras, fotos e outros símbolos (por exemplo: autistas com baixo funcionamento e severa deficiência mental). Os objetos indicam cada fase do dia, cada ação que será realizada e em qual ordem. O aluno vai sendo trabalhado para que possa fazer a transição desta agenda para uma mais abstrata por meio das atividades do dia a dia.

modelo de agenda pictorica
Close de uma agenda de figuras. Imagem cedida pela APAE de Unaí/MG

agenda usada na educação física
Modelo de mural usado nas aulas de educação física.

Agenda sinalizada com pictogramas e escrita
Este modelo de agenda exige uma maior abstração do aluno, ou seja, o indivíduo já deve ser capaz de discriminar uma imagem, fazer a sua representação mental e atribuir á ela, uma ação. Usamos sempre a escrita associada para que ajude na visualização das letras e paavras.

Agenda ilustrada com fotografias
Agenda indicadora de rotina sinalizada com fotografias. É a segunda fase do sistema de reconhecimento de imagens. Fotos são imagens mais próximas da realidade e mais fáceis de abstrair do que os pictogramas e a própria escrita. O aluno vai sendo trabalhado para que consiga fazer a transição de uma agenda para outra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário