Agenda escrita
|
Aluno fazendo a cópia,
transcrevendo para a sua agenda a rotina sinalizada pelos seus cartões. O
aluno passará a escrever diariamente quais são os itens de sua rotina.
|
agenda pictórica - modelo de sinalização
|
Neste modelo de agenda, as
fotos das crianças foram adaptadas em caixas de fósforo.
|
modelo de agenda escrita
|
Parte de uma agenda sinalizada
pela escrita para alunos já alfabetizados
|
Agenda sinalizada com objetos representativos
|
A agenda sinalizada com objetos
concretos é o primeiro nível de indicador visual de rotina. É usada
basicamente para crianças em início de idade escolar (até 4 anos) ou para
aqueles que não conseguem ainda abstrair a função das figuras, fotos e outros
símbolos (por exemplo: autistas com baixo funcionamento e severa deficiência
mental). Os objetos indicam cada fase do dia, cada ação que será realizada e
em qual ordem. O aluno vai sendo trabalhado para que possa fazer a transição
desta agenda para uma mais abstrata por meio das atividades do dia a dia.
|
modelo de agenda pictorica
|
Close de uma agenda de figuras.
Imagem cedida pela APAE de Unaí/MG
|
agenda usada na educação física
|
Modelo de mural usado nas aulas
de educação física.
|
Agenda sinalizada com pictogramas e escrita
|
Este modelo de agenda exige uma
maior abstração do aluno, ou seja, o indivíduo já deve ser capaz de
discriminar uma imagem, fazer a sua representação mental e atribuir á ela,
uma ação. Usamos sempre a escrita associada para que ajude na visualização
das letras e paavras.
|
Agenda ilustrada com fotografias
|
Agenda indicadora de rotina
sinalizada com fotografias. É a segunda fase do sistema de reconhecimento de
imagens. Fotos são imagens mais próximas da realidade e mais fáceis de
abstrair do que os pictogramas e a própria escrita. O aluno vai sendo
trabalhado para que consiga fazer a transição de uma agenda para outra.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário